domingo, 21 de julho de 2013

Disciplina e Controle

A maioria de nós foi ensinada, ao longo da vida, a manter sob controle suas reações naturais, espontâneas. Assim, crescemos acostumados a incorporar a repressão e o controle como um requisito básico para se dar bem na vida. E, aos poucos, vamos aceitando isto como natural.

Disciplina -palavra utilizada para definir como devemos agir para nos adequar às exigências do mundo- é, na verdade, nada mais nada menos que controle.

A verdadeira disciplina consiste na ação consciente para obter algo que nos é valioso, como o crescimento espiritual, por exemplo. Para alcançá-lo torna-se imprescindível seguir alguns passos, que nos levarão ao encontro do nosso verdadeiro ser.

A meditação é o caminho que exige certa dose de disciplina, para que seja vivenciada de modo pleno. O controle, ao contrário, tem como raiz, o medo.

Ele nos mantém presos a padrões pré-definidos, aos quais tentamos de todas as maneiras nos adaptar, ainda que sejam contrários ao que nossa essência deseja.

Saber diferenciar um do outro é o que nos fará verdadeiramente livres, pois ao escolher o caminho da disciplina, estaremos optando, pela liberdade de ser quem realmente somos, sem qualquer medo ou resistência.

~Luz Vida


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.